O clima subtropical, a origem vulcânica, a orografia e a humidade, permitem a existência de uma vegetação exuberante, flora exótica, com uma elevada fitodiversidade na Região Autónoma da Madeira.
Charles Darwin incluiu várias espécies madeirenses nos seus trabalhos científicos. James Cook, por sua vez, esteve no Arquipélago à procura de raridades botânicas, iniciando um estudo sistemático de cariz científico para conhecer a Fauna e a Flora.
A cidade do Funchal oferece-nos jardins únicos e de imensa beleza, espaços ideais para agradáveis passeios, em qualquer altura do dia e em qualquer estação do ano.
Em alguns jardins botânicos, históricos, panorâmicos ou de ervas aromáticas, os ambientes paisagísticos são ímpares e encontramos diversas atratividades, como lagos com peixes, aves e riachos, auditórios para diversas atividades, esplanadas, restaurantes, obras de arte, entre outras diversas valências.
Muitos destes jardins são dimensionais, com texturas, luzes, cores e cheiros diferentes e em alguns deles decorrem, eventos, como festivais, concertos.
Venha conhecer esta beleza natural e os seus agradáveis aromas!