Rua do Castanheiro

A Rua do Castanheiro delimita-se pela Rua das Mercês e Rua São Pedro, a norte, e pela Rua Câmara Pestana e pela Praça do Município, a sul.

A origem do seu nome, provém de um gigantesco castanheiro que existiu no extremo norte da rua, não existindo referencia ao motivo nem data do seu corte.

Este pequeno arruamento, presenteia-nos logo que iniciamos a subida, com o Castanheiro Boutique Hotel, uma unidade de quatro estrelas, que resulta do restauro e junção de vários edifícios com três séculos de história, com um design inovador, numa atmosfera única.

Um pouco acima do Hotel, pode conhecer um espaço classificado como “Loja com História”, a Loja de Ferragens António Faustino de Abreu. Este espaço, tornou-se num marco relevante da vida comercial urbana, numa área nobre da cidade, onde este comércio já não é muito comum.

No lado oposto da rua, temos uma das entradas do Colégio dos Jesuítas, edifício do século XIX e classificado como Património Imóvel de Valor Regional. A entrada principal para este edifício, é feita pela Rua dos Ferreiros, nº 105, (no lado direito da Igreja do Colégio).