Travessa do Forno

A pequena Travessa do Forno está posicionada entre a Rua dos Ferreiros e a Rua 5 de Outubro e é um percurso apenas transitável, a pé.

No século XX, era possível observar nas traseiras das casas de construção secular a existência de fornos. O mesmo acontecia em algumas casas rústicas dos subúrbios da cidade, em maior destaque, nos bairros de Santa Maria e do Corpo Santo e na Rua 5 de Outubro, daí a designação de Travessa do Forno, a este pequeno arruamento.

O espaço de maior relevância que encontramos nesta Travessa, é a emblemática Fábrica de Santo António, fundada em 1893 por Francisco Roque Gomes da Silva. Mantém a sua imagem tradicional e muito cuidada, confecionando doces que nos lembram os sabores antigos. É um dos estabelecimentos mais típicos do Funchal, quer por ser a única fábrica que ainda produz bolachas e broas tradicionais, quer pelo aroma caraterístico que se propaga pelas ruas mais próximas. É um dos espaços classificados pela Câmara Municipal do Funchal, como “Loja com História”.