Ruas do Funchal
A toponímia faz parte do nosso património cultural e está relacionada com eventos ocorridos ou com individualidades que marcaram o nosso quotidiano.
O nome das ruas, calçadas, avenidas e praças (ou outros espaços citadinos do género), estão, de um modo geral, associados à história da localidade, cuja identidade e autenticidade, assumidas ao longo dos tempos, deve ser preservada.
Reflete uma marca de identidade, uma referência da memória coletiva na história da cidade do Funchal.
Durante o seu passeio pela cidade pode observar os mais particulares sinais, interessantes detalhes, como os fornos, o paço processional, as janelas encimadas de estilo Manuelino, a calçada madeirense de basalto e calcário de pedra miúda de seixos pretos e brancos, o pelourinho, a varanda do Paço Episcopal do Funchal, o Pilar de Banger, o lambrequim, a torre avista navios, entre outras curiosidades.
Existe, como em todas as cidades, a “baixa”, ou centro da cidade, onde, na maioria das ruas, pode encontrar as lojas de comércio, lojas com história, restaurantes e similares, centros comerciais, farmácias, correios, entre outros sectores.
A toponímia da cidade merece a sua atenção!