DESCOBRIR

Funchal

O nome da cidade do Funchal deriva da planta Foeniculum vulgare, a planta do funcho. Relatos da época indicam que este nome terá sido atribuído pelos primitivos povoadores, que ao desembarcarem depararam-se com uma grande quantidade de arvoredo e de plantas de funcho.

Apesar da abundância de funcho, foi o açúcar que proporcionou a formação de uma economia sustentável na cidade do Funchal e em toda a ilha. A produção de açúcar e de vinha tornaram-se indispensáveis para a economia local, sendo que os seus ícones foram incorporados no brasão da cidade.

O desenvolvimento do Funchal permitiu que rapidamente esta passasse de paróquia autónoma a vila e, posteriormente, a município, sendo elevada a cidade em 1508. Em 1835 devido ao desenvolvimento e ao grau de prosperidade a cidade do Funchal desenvolveu-se até aos limites que tem hoje.

A cidade tornou-se num ponto de comércio fundamental, posicionado no centro do atlântico, permitindo assim trocas comerciais, desenvolvimento da cultura e realização de experiências únicas.

O Funchal é único pela sua diversidade, desde o mar à serra, das frutas às flores e dos bordados aos carros de cestos, tudo isto influenciado também pelo seu clima tropical, que permite produções e atividades ímpares.